terça-feira, 6 de janeiro de 2009

Insconscientemente consciente


Certas vezes me pego cantarolando músicas em minha cabeça. Até aí tudo normalíssimo, e é aí que começo a prestar atenção que nem sempre estou pensando nelas por estímulos externos (como um carro que passa por mim na rua com o rádio no volume máximo, ou a música ambiente de uma loja, ou mesmo aquela música que ouvi no rádio horas antes) e noto que, na realidade, aquela música que nem ao menos percebi que estava cantarolando e que há tempos não ouvia em lugar algum, traduz precisamente meus sentimentos naquele momento.

Cada vez que vejo isso acontecendo (algo que tem sido cada vez mais frequente) me surpreendo com o meu subconsciente. Às vezes acontecem coisas em nosso dia a dia que pensamos não nos afetar, mas nosso subconsciente certamente discorda.

Músicas são uma forma inconsciente de comunicação da nossa consciência conosco. Pode até parecer loucura, mas apenas preste atenção! Essas pequenas coisas podem dizer muito sobre nós e nos fazer enxergar que às vezes sentimos coisas que jamais perceberemos, se não prestarmos muita atenção.